Vendas no varejo devem crescer 5,7% em 2012

18/05/2012 13:36

É o que aponta análise feita pela Tendências Consultoria. Amparado nas perspectivas para a massa de rendimentos reais efetivamente recebidos (provenientes do trabalho), cuja estimativa é de avanço de 4,8% em 2012, a consultoria projeta crescimento de 5,7% para as vendas no varejo este ano, após alta de 6,7% em 2011.

Somando-se a massa de benefícios previdenciários, que deverá subir 8,2%, também favorecida pelo reajuste do salário mínimo, a massa total de renda das famílias deverá crescer 5,5% em 2012.

A massa de rendimentos do trabalho segue mantendo trajetória de expansão neste início do ano, com alta de 0,9% em janeiro e de 1,4% em fevereiro, na comparação com o mês anterior.

Para os próximos meses, no entanto, a expectativa da Tendências Consultoria é de que o rendimento real advindo do trabalho mostre certa acomodação, motivado por um desaquecimento na demanda de trabalho. O resultado das principais pesquisas de mercado de trabalho confirma essa visão, pois sinalizaram, já em março, um processo de estabilidade do emprego.

 

Fonte: Supermercado Moderno