Fechada Convenção entre Sinalimentos e Sitracom. Trabalhador terá piso de 605 reais

31/10/2011 17:37

 

Depois de quatro anos de impasse foi celebrada a Convenção Coletiva de Trabalho entre o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de Rondônia (Sinalimentos) e o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços (Sitracom).

 

 

 

 

O acordo foi assinado em audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho 14ª Região (TRT) dirigida pela desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima.  A audiência foi uma inovação por parte do Tribunal e, só foi possível devido ao empenho do advogado do sinalimentos Dr. Wisley Machado, da Excelentíssima Desembargadora Maria Cesarineide e contou com a participação da Fecomercio/RO, unindo garantias para o capital e trabalho colocando fim na disputa de inúmeros processos judiciais. A Convenção Coletiva entrou em vigor no dia 21 de outubro de 2011 com permanência até 31 de dezembro de 2012, e abrange todos os trabalhadores que laboram em minimercados, mercados,supermercados e hipermercados do Estado de Rondônia, com exceção da Capital Porto Velho.

Entre os benefícios está o ajuste do piso salarial dos trabalhadores do setor  que  passa a ser de R$605,00.

O trabalho no feriado está autorizado exceto no Dia do Trabalhador (1 de maio), Natal (25 de dezembro) e Confraternização Universal (1 de janeiro), e nos Domingos os comércios poderão abrir e utilizar a mão de obra de seus funcionários normalmente. O acordo garante, ainda, o direito de folga compensatória para os trabalhadores que laborarem aos domingos e feriados.

De acordo com o presidente do Sinalimentos, o empresário João Gonçalves Filho, a conciliação já deveria ter ocorrido há muito tempo, sem que fosse necessário uma audiência no TRT, mas o sitracom vinha criando, ao longo desses quatro anos, algumas dificuldades na negociação, que somente com o a intervenção da justiça, destaco para a atuação da desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, conseguimos chegar a um consenso. O Sinalimentos lutou para garantir benefícios ao empregador, trabalhador e para toda a sociedade”, pontuou João Gonçalves.

 

Fonte: Assessoria SINALIMENTOS-RO