Vendas no varejo crescem 2,6% em janeiro, mostra IBGE

23/03/2012 09:52

As vendas no comércio varejista brasileiro tiveram crescimento de 2,6% em janeiro na comparação com o mês anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (23). O resultado é o melhor desde fevereiro de 2010, quando as vendas do varejo tiveram alta de 3,0%.

 

 

 

Em receita nominal, houve expansão de 3,6% frente a dezembro – o melhor resultado da série histórica do IBGE, que tem início em janeiro de 2000.

Na comparação com janeiro de 2011, as vendas do varejo cresceram 7,3%. Em 12 meses, a alta foi de 6,6%. Nas mesmas comparações, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 12,1% e de 11,4%, respectivamente.

Atividades
Na comparação com dezembro, o segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo tiveram o maior crescimento, de 7,4%; seguido por tecidos, vestuário e calçados (5,2%).

Das dez atividades pesquisadas, outras cinco também tiveram crescimento no período: outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,9%); material de construção (3,7%); livros, jornais, revistas e papelaria (2,0%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%); móveis e eletrodomésticos (0,4%).

As retrações ficaram por conta de combustíveis e lubrificantes (-0,3%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,3%) e veículos e motos, partes e peças (-2,9%).

Janeiro ante janeiro
Na comparação entre meses de janeiro, apenas combustíveis e lubrificantes teve resultado negativo, com queda de 0,7%.

Com alta de 7,6% nas vendas, o segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foi responsável pela metade do crescimento do varejo nessa comparação.

 

Fonte: IBGE - por G1