Vendas dos super e hipermercados caem pelo terceiro mês em abril

15/06/2012 07:44

As vendas no setor de hiper e supermercados tiveram queda de 0,7% em abril, na comparação com março, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em relação ao mesmo mês de 2011, porém, houve alta de 3,9%.

É a terceira retração consecutiva do setor de autosserviço, que já havia caído 0,5% em março e 1,3% em fevereiro, sempre sobre os meses anteriores. A alta em relação a abril do ano passado é explicada pelo “efeito Páscoa”, já que em 2011 as compras do feriado foram divididas entre março e abril.

No índice geral de abril, o comércio varejista restrito – sem incluir automóveis e materiais de construção – apresentou alta de 0,8% nas vendas ante o mês anterior. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%, e a variação acumulada no ano é de 9,2%.

Setores mais ligados ao crédito, como o de móveis e eletrodomésticos, apresentaram melhor desempenho. Neste segmento, a variação foi de 1,5% em relação a março, 12,1% ante abril de 2011, e 15% no acumulado de 2012.

 

Fonte: IBGE, por redação SM