Varejo pode faturar mais com marcas próprias
Mais de 400 consumidores participaram da pesquisa “Marcas Próprias no Consumo de Leite” realizada na cidade de São Paulo pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e do Mercado de Consumo – IBEVAR. No país, dentre as categorias mais comercializadas em marcas próprias, estão os alimentos.
Dentro desta categoria, o produto com maior índice de participação no mercado de marcas próprias é o leite asséptico, por isto ele se tornou o produto de estudo para saber o que o consumidor pensa sobre o assunto. Com 67,2% de penetração no mercado resultou num faturamento superior a R$ 230 milhões (2010).
Por este motivo o leite UHT encabeça o estudo e ajuda o varejo a entender o que leva o consumidor a adquirir ou não um produto de Marca Própria. A pesquisa, feita pessoalmente, abordou quem compra o leite independente se o consome.
A amostra composta por pessoas casadas (52%); solteiras (28%) e divorciadas, viúvas e morando juntos (19%), tem 69% mulheres respondentes e 31% de homens. A renda familiar está entre R$ 1.500,00 ou menos de (35%); entre R$ 1.501 e R$ 4 mil (28%); acima de R$ 4 mil (30%) e não revelaram (7%). A média de consumo de leite é de 17,9 caixas/mês (litro). A classe B (39% da amostra) é que mostrou maior consumo com 18,7 caixas.
Fonte: Portal Newtrade