Três quartos da população já usam cartões em pagamentos

20/10/2012 08:50

Um estudo realizado pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) mostra que 75% da população já possuem cartões de crédito, débito ou de loja. Em 2008, esse percentual era de 68%. O cartão de débito é o mais presente entre os três tipos, estando em posse de 62% das pessoas. Já o cartão de crédito chega a 52% da população, enquanto 28% possuem cartão de loja.

No estudo, 57% dos entrevistados afirmaram usar um desses cartões para comprar alimentos. O grupo fica atrás de combustível (58%), materiais de construção (62%) e passagens para viajar (68%). Outro dado interessante é que saltou de 13% para 20% o número de pessoas que costumam pagar com  cartão de crédito compras feitas na web.

No lado dos estabelecimentos comerciais, os meios eletrônicos de pagamento também ganharam mais espaço. Eles já respondem por 58% do faturamento destes locais. O cartão de crédito é o meio que possui a maior fatia, gerando 37% da receita.
 
O estudo da Abecs, ouviu consumidores e estabelecimentos comerciais de 11 capitais brasileiras entre junho e julho de 2012. Foram ouvidas aproximadamente 4 mil pessoas.

 

Fonte: Redação SM