Supermercados continuam otimistas, aponta pesquisa da APAS

14/07/2012 15:03

A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) de junho registrou estabilidade em relação ao mês anterior. Contudo, alguns indicadores importantes, como vendas, juros e inflação, apresentaram maior otimismo tanto em relação ao momento atual quanto à expectativa futura: 35% dos entrevistados apontaram otimismo, enquanto 27% se mostraram pessimistas e 38% se mantiveram neutros.

Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando 85% do faturamento do setor supermercadista do Estado de São Paulo. Neste primeiro semestre, o otimismo do setor esteve relacionado ao cenário econômico vigente. “A confiança no setor deve se manter estável diante de poucas alterações no ambiente econômico ao longo do mês de junho, mas quaisquer movimentos positivos ou negativos nas variáveis econômicas afetarão a confiança dos empresários supermercadistas ao longo de 2012”, afirma o diretor de Economia da Associação Paulista de Supermercados (APAS) Martinho Paiva Moreira.

Futuro
Comparando à percepção atual com a expectativa futura há expressiva diferença a favor do futuro. No que diz respeito à percepção atual, o otimismo atinge 29% dos entrevistados; já com relação à expectativa futura, este percentual atinge 41,3%. O pessimismo também é menor quando comparado o futuro em relação ao presente, com 21,9% e 32,2%, respectivamente

 

Fonte: Portal Newtrade