Shoppings registram aumento de 9,5% nas vendas

31/12/2019 17:59

As vendas de Natal nos shoppings cresceram 9,5% em 2019 no comparativo com o ano anterior. As vendas no período representaram R$ 37 bilhões em injeção de dinheiro na economia do país, segundo informações da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping). As informações são da pesquisa feita pela entidade, que reúne os dados de 30 mil pontos de venda distribuídos por todo o país e representa 400 empresas de varejo.

Os presentes mais procurados nos shoppings centers durante o período do Natal foram itens de moda masculina (58% dos consumidores), brinquedos (40%), perfumes e cosméticos (34%), calçados (32%), acessórios de moda (25%), celulares e smartphones (17%), livros (11%), vale-presente (9%), joias e bijuterias (9%) e eletrônicos e eletrodomésticos (9%). Na pesquisa os frequentadores dos centros de compra puderam fazer múltipla escolha dos itens.

Ao longo do ano de 2019, as vendas cresceram 7,5% no varejo de shopping, o que corresponde a um faturamento de R$ 168,2 bilhões. “As vendas cresceram acima do esperado especialmente no segundo semestre em um ano marcado por fatos importantes, como a aprovação da reforma da previdência e uma gestão eficiente da política econômica que permitiu a redução dos juros, a liberação do FGTS e PIS/PASEP, mas, sobretudo, por um ajuste das contas públicas, que mostra a determinação do governo de reduzir gastos, permitindo que a economia e o comércio avancem e resultem em novos empregos e aumento nas vendas de forma sustentável”, explica o presidente da Associação, Nabil Sahyoun.

Segundo a Alshop, a recuperação econômica ao longo do ano, com a redução dos juros e o aumento no número de empregos levou a um cenário especialmente positivo ao longo de 2019. Além do que foi pontuado por Sahyoun, o resultado foi impulsionado também pelo pagamento do 13° salário; pela redução da taxa básica de juros; e pela redução da inflação.