Rondônia: Perícia médica tem 9 mil na lista de espera
Afastados de suas funções por motivos de doença ou de acidente, cerca de nove mil trabalhadores estão há quase dois meses na fila de espera aguardando a realização de pericia médica no INSS – Instituto Nacional de Seguro Social, em Rondônia. Impossibilitados de garantir o sustento, os contribuintes precisam passar por avaliação médica para ter direito ao beneficio de auxílio-doença.
Para dar conta dessa demanda, a Gerencia da Previdência Social no estado, conta apenas com 19 médicos peritos, apesar de ter mais cinco no quadro de funcionários, que estão disponibilizados para a área administrativa.
O médico e chefe da Sessão de Saúde do Trabalhador, Wilmerson Vieira da Silva, admite “que o número de médicos é insuficiente para atender a demanda de pericias, que tem apresentado aumento na procura e consequentemente, ampliado os dias de espera, que no ano passado chegaram a demorar apenas entre 28 a 36 dias”. No entanto, do final de 2011 ao inicio de 2012, a espera está sendo de aproximados 58 dias.
Wilmerson Vieira destaca ainda que embora o INSS tenha destinado oito vagas para médicos peritos no concurso público em andamento, o número de peritos continuará abaixo do que seria necessário para atender a demanda no Estado.
Em 2011, foram realizadas 51 mil pericias em Rondônia. De acordo com o chefe da Sessão de Saúde do Trabalhador, apesar da fila de espera ser demorada, Rondônia é um das unidades da Gerencia Norte-Centro-Oeste da Previdência Social, que mais realiza pericias médicas.
Fonte: Imagem News