Pontes do Abunã e de Guajará-Mirim serão licitadas este ano

31/10/2012 09:45

As pontes do Abunã sobre o rio Madeira ligando Rondônia ao estado do Acre, e a binacional Brasil/Bolívia sobre o rio Mamoré e que ligará Guajará-Mirim a Guayara-Merin, na Bolívia deverão ser licitadas, ainda, este ano.

 

A informação é do senador Valdir Raupp(PMDB-RO) após participar de uma reunião com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos e o Diretor do DNIT Nacional, general Jorge Fraxe, na tarde de ontem (30), em Brasília.

Da reunião também participaram a deputada federal Marinha Raupp, o senador Tomás Correia e o diretor do DER/RO e secretário de Infraestrutura, Lúcio Mosquini, além de parlamentares da bancada do Acre, como senador Aníbal Diniz e o deputado federal Sibá Machado.A construção das pontes significará consolidação da ligação com Oceano Pacífico, entre Brasil e os países da América Andina, através da estrada Inteoceânica.

O presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho, comemorou bastante a decisão e a atuação política do senador Valdir Raupp, ressaltando mais uma vez que empresários de todo o Estado se ressentem da falta de estrutura para o escoamento de produtos para o Peru e outras regiões da América do Sul. "Temos um lucrativo mercado consumidor e parceiro comercial bem aqui ao lado, mas a falta de estrutura tem dificultado a celeridade que os negócios requerem", ressaltou.

Segundo Raniery, as pontes são apenas alguns dos gargalos que tem impedido o crescimento da economia do Estado, citando ainda outras obras de relevância que precisam receber investimentos como a hidrovia do Madeira, a duplicação da Br-364, aeroporto Jorge Teixeira (internacionalização), e a conclusão da BR-319 (Manaus/Porto Velho). "A decisão do Governo Federal é acertada, mas há outros empreendimentos que merecem atenção especial", concluiu.

 

Fonte: Assessoria do senador Valdir Raupp e Fecomércio-RO