Número recorde de brasileiros limpa o nome em 2012

30/11/2012 11:03

Segundo um estudo da Serasa Experian, de janeiro a outubro deste ano, cerca de 16 milhões de consumidores renegociaram o pagamento de contas atrasadas. Um aumento de 16,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o número de pessoas que entraram na base de inadimplentes no mesmo período, 21,5 milhões, cresceu menos, 9,5%.

Segundo Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian, “o bom momento vivido pelo mercado de trabalho, com baixa taxa de desemprego e ganhos salariais acima da inflação, está motivando as pessoas a quitar suas dívidas”. Ele ressalta que, em média, cada consumidor inadimplente tem 5 dívidas em atraso e procura negociar todas elas, o que torna o dado ainda mais positivo.

Contribuíram para o recorde os dois feirões Limpa Nome realizados pelo Serasa, em postos físicos e pela internet.

Endividamento cai

O endividamento das famílias caiu pela primeira vez no ano, depois de subir por oito meses seguidos. Segundo o Banco Central, a dívida total dos brasileiros com o sistema bancário correspondia, em setembro, a 44,39% da renda acumulada nos últimos 12 meses, abaixo dos 44,5% em agosto.

Também houve queda na renda comprometida pelo consumidor com o pagamento mensal de dívidas bancárias, de 22,2% para 22%.

 

Fonte: Redação SM e Estadão