Nova tributação não aumentará o preço do café, afirma Abic

23/02/2012 07:18

Os preços do café torrado e moído para os consumidores não sofrerão aumento em decorrência da Medida Provisória 545, aprovada na semana passada pela Câmara dos Deputados, é o que garante a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café).

Segundo a entidade, até o momento nenhuma indústria está corrigindo seus preços em função da nova tributação. Os aumentos de preço observados nesse segmento ocorrem, na visão da Abic,  em decorrência da alta da matéria-prima, fenômeno em curso há mais de um ano.
 
Comunicado da associação à imprensa informa que, nos grandes centros, os preços estão, inclusive, registrando declínio, por meio de promoções e ofertas realizadas pelo varejo.
 
A nova tributação altera o regime tributário do PIS/PASEP e da COFINS na cadeia produtiva do café. Favorável à medida, a Abic acredita que o novo modelo "regulariza as operações no mercado interno, corrige as distorções que o modelo anterior permitia, elimina as ilegalidades constadas na venda do café em grão cru e suprime os créditos tributários excessivos e desnecessários, que criaram privilégios e geraram desigualdades competitivas extremamente danosas à permanência no negócio da maioria das indústrias de café".

 

Fonte: Redação SM