NOTA DE ESCLARECIMENTO - SINALIMENTOS/ RO

27/04/2013 10:32

Está para ser votado na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 25/2013 que altera o horário de funcionamento do comércio em Cacoal para adequá-lo ao horário já praticado atualmente.

A lei que regula o horário de funcionamento é de 1985 e depois de quase 30 anos ficou ultrapassada.

A maioria dos outros Municípios do Estado já fez a adequação da lei.

Se a lei não for alterada, o comércio em geral só poderá abrir das 08:00 às 18:00 horas de segunda a sexta e aos sábados até às 12:00 horas, sendo proibida a abertura aos domingos e feriados.

Isso trará vários prejuízos à população de Cacoal, como:

  • Redução dos postos de trabalho e consequentemente 30% dos funcionários que trabalham em supermercados perderão seus empregos, pois com a diminuição do horário de funcionamento haverá redução no quadro de funcionários;
  • Queda na arrecadação, devido à redução no faturamento das empresas;
  • Falta de interesse de grandes empresas em se instalarem no município a exemplo de Ariquemes, Vilhena e Ji-paraná que brevemente terão shoppings, pois caso venham para Cacoal terão que fechar suas portas às 18:00 horas e não poderão abrir aos domingos e feriados.

O Sindicato dos Trabalhadores (SITRACOM) está na contramão da história ao defender uma lei ultrapassada que só vai causar desemprego e transtornos para os comerciantes, funcionários e consumidores.

Enquanto as demais cidades do estado de Rondônia terão o seu comércio ativo atendendo a população nos domingos e feriados, Cacoal ficará com seu comércio de portas fechadas sem poder atender a população.

             

             COBRE DO SEU VEREADOR A APROVAÇÃO DA NOVA LEI, PARA NÃO PREJUDICAR CACOAL.