Muffato testa autocaixas em unidade de Londrina

21/11/2012 14:34

Entram em operação hoje (21/11), em uma das unidades da rede na cidade de Londrina (PR), quatro autocaixas, terminais onde o próprio cliente registra, pesa e paga suas compras. O sistema, que já é bem difundido em países da Europa, dispensa a presença do funcionário da loja na operação do equipamento.

O serviço é oferecido para os clientes que compram até 15 itens, e pode reduzir o tempo de atendimento em 20%. No self checkout, o consumidor passa os códigos de barras dos produtos nos leitores. Em seguida, pesa o produto em uma sacola que funciona junto a uma balança, para checar se o peso da mercadoria confere com o que foi lido pela máquina. No caso de frutas e verduras, os itens passam por duas balanças, sendo a outra para pesar o produto e informar o preço. A máquina ainda dá orientações em inglês e português.

O único meio de pagamento possível nos autocaixas são os cartões de débito e crédito. A loja de Londrina foi escolhida pelo Muffato justamente por ter um alto índice de vendas por cartões de crédito, representando 93%. Foram investidos R$ 500 mil nos quatro equipamentos, o equivalente a R$ 125 mil por unidade.

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) informa que não há outro varejista com autocaixas no País. O Pão de Açúcar chegou a testar o modelo em 2003, mas não levou a ideia adiante. A depender do resultado da experiência, o Muffato pretende levar o recurso a outras unidades em 2013, inclusive em Curitiba.

 

Fonte: Valor Econômico