Mercados pequenos atraem mais consumidores e aumentam faturamento

07/05/2012 14:31

Informações divulgadas pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) apontam que o faturamento médio por metro quadrado em mercados pequenos (com 5 a 9 caixas) aumentou 18,9% em 2011, enquanto, nos supermercados médios (10 a 19 caixas), o crescimento foi de 5,7%, e nos hipermercados (20 caixas ou mais) de 8,1%.

Especialistas e representantes do setor varejista avaliam que a procura dos consumidores por comércios próximos de casa e a vantagem de fugir do trânsito justificam estes números. Além disso, os preços encontrados nos mercados pequenos se aproximam cada vez mais dos praticados nas grandes lojas.

A Apas observou que passou de 46% (em 2010) para 48% (em 2011) o percentual de produtos mais baratos – comparados ao preço médio destes itens - vendidos nos pequenos supermercados. Nos supermercados de médio porte, o indicador passou de 53% para 52%, ao passo que nos hipermercados o percentual de 55% se manteve.

Para João Galassi, presidente da Apas, estratégias de ganho operacional também colaboram para a queda dos preços nas lojas menores. Ele cita exemplo ocorrido no Estado de São Paulo, onde 400 lojas de pequeno varejo formaram 25 centros de compra para negociar em conjunto com os fornecedores. O faturamento deste grupo alcançou R$ 3,5 bilhões em 2011, números relevantes em comparação ao faturamento total do setor, de R$ 68 bilhões.

 

Fonte: Supermercado Moderno