JBS arrenda mais um frigorífico e eleva abates de bovinos

03/04/2012 17:58

 

A empresa - líder mundial em proteína animal - deu mais um passo em sua mais recente - e silenciosa - estratégia de ampliação da capacidade de abate de bovinos no Brasil.

 

Na semana passada, acertou junto ao River Alimentos o arrendamento de um frigorífico em Coxim (MS), com capacidade total de abates de 450 cabeças por dia. Procurada, a companhia não comentou a informação.

Trata-se do quinto arrendamento da JBS em menos de dois meses, num processo que já ampliou a capacidade diária de abate bovino da empresa no País em mais de 10%, antes estimada em 30,7 mil cabeças. Em fevereiro, a empresa já havia arrendado quatro frigoríficos do grupo Guaporé Carne, de Mato Grosso, com capacidade de abate total de 3.050 cabeças por dia. Juntas, as quatro unidades do Guaporé e a unidade de Coxim (MS) acrescentaram 4,5 mil cabeças à capacidade de abate da JBS.

Os novos arrendamentos da companhia continuam sendo bastante criticados pelos pecuaristas. Em fevereiro, a Acrimat, entidade que reúne os pecuaristas de Mato Grosso, protocolou na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) um pedido de esclarecimento sobre o arrendamento de frigoríficos do Guaporé. "Não é irrelevante para o criador um grupo aumentar dessa forma sua participação sobre o abate", disse à época Luciano Vacari, presidente da Acrimat.

 

Fonte: Valor Econômico