Intenção de consumo em Porto Velho volta a subir em Maio

01/06/2012 10:22

A intenção de consumo das famílias de Porto Velho teve um aumento de 3,9% passando dos 118,4 pontos, em abril, para os atuais 123,1 pontos. Ainda que com um crescimento maior a intenção de consumo de Porto Velho é -9,6% menor que o nacional refletindo o fato de que a economia local, além dos problemas enfrentados pela economia brasileira, também sofreu o desestímulo da queda do volume de despesas de pessoal dos consórcios das usinas.

O indicador de consumo das famílias é composto por sete itens  (emprego atual, renda atual, compra a prazo, nível de consumo atual, perspectiva profissional, perspectiva de consumo e momento para duráveis). Dos sete componentes do indicador três subiram (Acesso à Crédito 2,9%, Nível de Consumo Atual 26,4% e Momento para duráveis 12,2%) na comparação mensal enquanto outros três tiveram queda (Perspectiva Profissional -0,8%, Renda Atual -3,7% e Perspectiva de Consumo -0,8%). Como está metodologicamente estabelecido  abaixo de 100 pontos, o índice revela uma percepção de insatisfação e, acima deste patamar, indica satisfação, que pode chegar a 200 pontos.
De acordo com, Raniery Araujo Coelho, presidente da FECOMÉRCIO-RO  “O fato da intenção de consumo voltar a subir é auspicioso e um indicador de que as medidas do governo de diminuição dos juros, desoneração de produtos e estímulo ao consumo estão dando certo". No entanto o otimismo do presidente Raniery é moderado "Como o Dia das Mães teve um crescimento nas vendas de apenas 5% é provável que o Dia dos Namorados seja mais uma data de aquecimento das vendas, mas, o comércio espera resultados melhores apenas, no segundo semestre, com um aquecimento gradativo das vendas". Ainda segundo o Departamento Econômico da entidade do comércio "As famílias de Porto Velho estão mais dispostas a elevar seus níveis de consumo, em função de um maior controle do seu nível de endividamento, do maior acesso ao crédito e da manutenção dos níveis das taxas de desemprego".

 

Fonte: CNC-FECOMÉRCIO-RO