Inadimplência do consumidor inicia o ano com alta de 4,1%

24/02/2015 08:27

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor apontou crescimento de 4,1% em janeiro de 2015, na comparação com dezembro de 2014. É o maior percentual de alta mensal, para um mês de janeiro, desde 2003, quando o índice registrou aumento de 7,1%. Já entre janeiro de 2015 em relação a mesmo mês de 2014, o indicador cresceu 16,7%, o maior ritmo de crescimento dos últimos quatro meses, neste critério de comparação.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta da inadimplência em janeiro deste ano, tanto em relação a dezembro quanto na comparação com o ano anterior, reflete as crescentes dificuldades que o consumidor brasileiro está encontrando para honrar seus compromissos financeiros. Aumentos sazonais de impostos e taxas (IPTU, IPVA, etc.), realinhamento de vários preços administrados (energia elétrica, transporte urbano, combustíveis etc.), elevações nas taxas de juros e enfraquecimento do mercado e trabalho estão entre as causas que começam a delinear um cenário menos benigno para a inadimplência do consumidor.

 

Fonte: Por redação Supermercado Moderno