Heineken investe R$ 1 bi em fábricas

16/03/2016 15:20

Até o fim de 2017, a cervejaria Heineken investirá R$ 1 bilhão na expansão das fábricas de Ponta Grossa (PR) e Jacareí (SP), além da construção da nova planta em Goiás (Itumbiara). Os investimentos continuam, apesar da desaceleração do consumo, graças ao bom desempenho e planejamento de longo prazo da empresa. Sobretudo em supermercados, no qual o crescimento em vendas, quando comparado a 2014, tem sido superior ao dos bares.

Dados divulgados no 12º Fórum Colaborativo Varejo e Indústria, realizado por SMrevelam que, enquanto a categoria de cerveja cresceu 1,8% no último ano – autosserviço acima de cinco checkouts –, a Heineken cresceu 15% nesse canal (Fonte: Nielsen Retail Index Jan 2016). Os dados foram apresentados por Oliver Fuljahn, diretor nacional de vendas para autosserviço, que palestrou durante o evento de SM realizado nos dias 8 e 9 de março em São Paulo.

Segundo o executivo, a marca Heineken terminou o ano de 2015 com 24% de market share no segmento premium, e o foco da empresa é cada vez mais o autosserviço, para onde o consumo vem se deslocando em função da redução dos gastos das famílias fora de casa.

Estudo da Kantar mostra que 64% dos consumidores de cerveja se abastecem em supermercados e vão aproximadamente 11 vezes à loja. E apenas 10% se abastecem em cash & carry, repetindo a compra em média três vezes ao ano. “O nosso produto, principalmente o apresentado em packs com embalagens pequenas, é ideal para o canal supermercado”, defende Oliver . “E são essas embalagens que têm tido melhor desempenho, uma vez que permitem acesso às marcas que o consumidor deseja por um desembolso menor. Hoje, elas respondem por 15% do mercado de lata”, acrescenta.

Além das fábricas, a cervejaria está investindo em novidades como a Kaiser Tangerina, no patrocínio de eventos com a marca Heineken e Desperados, além da ampliação da estrutura de vendas. “A empresa confia no País e sabe que o potencial de crescimento é grande”, conclui Oliver.

 

Fonte: Portal SM, por Sheila Hissa