Fraudes no comércio eletrônico atingem 1,98% das transações

14/08/2013 08:28

É o que aponta a pesquisa da FControl, empresa epecializada no controle de risco e prevenção de fraudes em vendas não presenciais. As tentativas de fraudes no e-commerce totalizaram 1,98% do total de transações realizadas de janeiro a junho deste ano, uma queda em relação aos 2,04% verificados no mesmo período em 2012.

Segundo o estudo, o tíquete médio das operações que foram alvo de  tentativas de golpes virtuais foi de R$ 577,40, 53% maior que o valor médio das compras normais, de R$ 275,68. O percentual de perda financeira efetiva foi de 0,04% do valor total envolvido nas transações..

Os produtos eletrônicos e de informática estão entre os principais alvos das fraudes eletrônicas, ficando atrás apenas do segmento de turismo. Os itens mais visados pelos fraudadores nos seis primeiros meses do ano foram, na ordem: notebooks e tablets, telefones celulares e televisões LED.

Ainda de acordo com a pesquisa, 5,8% de todo o volume comercializado no e-commerce na região Norte foram alvos de tentativas de fraudes na primeira metade do ano. Foi o maior índice regional, seguido pelo Nordeste (4,9%) e pelo Centro-Oeste (3,7%). Sudeste, com 2,7%, e Sul, com 1,5%, tiveram as taxas mais baixas.

 

Fonte: Redação SM