Flora traz de volta sabonete Francis ao mercado

19/04/2012 13:42

Depois de sete meses de reestruturação geral da marca, conduzida pelo ex-executivo da Unilever Eduardo Luz e atual presidente e sócio da Flora, o sabonete Francis retorna ao mercado até o final deste semestre, totalmente renovado, com um posicionamento mais premium em qualidade e preço com a missão de retomar o espaço perdido nos últimos anos.

Francis tem cerca de 10% de participação no mercado de sabonetes, que movimentou R$ 2,7 bilhões em 2011 e tem como grandes rivais o líder Lux, da Unilever, e o vice Palmolive, da Colgate. Francis ocupa a terceira posição entre os mais vendidos. “Nosso carro-chefe na área de cosméticos é o sabonete, item usado por 99% dos brasileiros. Este mercado não tem mais como crescer em volume, portanto, o caminho é avançar em produtos de valor agregado. Diante disso, nossa estratégia é elevar Francis para cima e crescer em valor agregado”, explica Luz.

Desta forma, ele pretende aumentar a margem e também crescer em volume, a partir da conquista dos clientes das outras marcas. O plano de longo prazo da Flora é ser a maior e mais rentável empresa de higiene pessoal e limpeza do Brasil. Um sonho que aparece escrito nas portas das salas de reunião da empresa e que, para ser atingido, exigirá novos passos, como a abertura de capital da Flora no futuro. Hidratante em barra Francis Protection e Francis Hydratta deixam de existir.

Como o termo Hydratta tornou-se conhecido, Luz resolveu aproveitá-lo para criar a marca Hydratta, que começa a ser vendida em maio com um posicionamento de hidratação que o coloca frente à frente de Dove. “Este é só o primeiro passo da nova marca, que além de sabonete em barra, líquido e hidratante corporal, ganhará produtos para bebês e mamães”, diz.

 

Fonte: Brasil Econômico