Confiança do consumidor aumenta 1,0% em novembro

29/11/2013 07:28

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) da FGV (Fundação Getúlio Vargas) subiu 1,0% em novembro na comparação com outubro. O ICC passou a 112,8 pontos, ante 111,7 pontos em outubro, mas o resultado foi insuficiente para compensar a queda de 2,2% registrada no mês anterior, mantendo o índice abaixo da média histórica de 115,5 pontos pelo nono mês seguido, destacou a FGV.

O ISA (Índice da Situação Atual) caiu 0,2% ante outubro, passando para 120,8 pontos. O indicador que mede a satisfação com a situação econômica no momento atual ficou relativamente estável, segundo a FGV. Entre outubro e novembro, a proporção de consumidores que avaliam a situação atual da economia como boa aumentou de 16,2% para 16,6%, enquanto a dos que a julgam ruim caiu de 35,2% para 35%.

Por outro lado, o Índice de Expectativas avançou 1,4%, para 109 pontos no período. A maior contribuição para esse resultado veio do quesito que mede o otimismo em relação às finanças pessoais nos meses seguintes, com alta de 1,3%.

A parcela de consumidores que projetam melhora da situação financeira familiar aumentou de 37,2% para 38,9% em novembro, enquanto a dos que preveem piora se manteve em 4,3%.

 

Fonte: Exame Online