Compras de última hora na Páscoa crescem 5,8%

10/04/2012 18:29

É o que aponta o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio - Páscoa 2012. As vendas no final de semana da Páscoa (06 a 08 de abril) cresceram 5,8% em todo o Brasil, na relação com as vendas realizadas no período equivalente de 2011 (22 a 24 de abril). No ano anterior, as vendas de última hora haviam crescido 2,5%, quando comparadas com o final de semana da Páscoa de 2010.

As vendas na semana da Páscoa (02 a 08 de abril), por sua vez, cresceram 5,6%, na comparação com igual semana do ano anterior (18 a 24 de abril). O avanço foi inferior à alta de 9,1%, verificado na semana da Páscoa de 2011 sobre o mesmo período de 2010.

Na cidade de São Paulo, as vendas no final de semana ficaram ligeiramente abaixo do resultado nacional, com crescimento de 4,4%. No ano anterior, as vendas nesse período haviam recuado 17,6%. Quanto à semana da Páscoa de 2012, as vendas na capital paulista avançaram 1,3%, abaixo dos 6,7% observados em igual semana do ano anterior.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, as vendas na Páscoa são, normalmente, mais fortes durante a semana e menores no fim de semana, em razão dos consumidores que aproveitam o feriado para viajar.

Neste ano, porém, as vendas mais fortes foram no final de semana, quando cresceram 5,8%, e de uma forma equilibrada com o dado da semana, que alcançou um aumento de 5,6% ante a Páscoa de 2011, em âmbito nacional. A cidade de São Paulo seguiu o mesmo comportamento de compras mais fortes no fim de semana.

É bom destacar que os consumidores mais endividados ou os que não tiveram interesse em viajar deixaram as compras para a última hora, a fim de pesquisar preços, na expectativa de uma redução nos valores ou aguardando promoções de parcelamento dos Ovos de Páscoa.

 

Fonte: Revista SM