Coca-Cola Guararapes troca comando e ganha investimento

10/04/2012 18:03

 

A Coca-Cola Guararapes, única engarrafadora e distribuidora no Brasil integralmente controlada pela matriz americana, com receita estimada em R$ 1,2 bilhão, tem novo presidente desde a semana passada.

 

 

Marcelo Mayer, que ocupava posto de diretor comercial da unidade. Segundo informou a companhia, Mayer foi promovido a presidente da operação após a saída de Luiz Delfim, que recebeu convite para comandar a TriFil em São Paulo.

Antes mesmo de se adaptar às novas atividades, Mayer conhece bem um de seus primeiros desafios: o de manter o ritmo do polpudo pacote de investimentos anunciado em 2011 e que está em curso há apenas três meses. A Coca-Cola Guararapes receberá injeção de R$ 350 milhões até 2014. Um dos objetivos é ampliar a capacidade produtiva em 30%, para 1,1 bilhão de litros, até o final do ciclo estabelecido para o aporte, quando será realizada a Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Outro destino para a verba serão as áreas de desenvolvimento de produtos, logística e distribuição.

A diversidade do portfólio, que inclui chás, sucos, água mineral e isotônicos, colaborou para que a Coca-Cola Guararapes ganhasse cada vez mais espaço nas prateleiras e balcões de mercadinhos e botecos, situados nas periferias. O resultado foi o incremento de 18% da carteira de clientes desde 2006. No final de 2011, os produtos da unidade chegavam a 53 mil pontos de venda.

Uma das maneiras de conseguir o aumento da capilaridade foi o trabalho realizado junto aos comerciantes. A distribuidora apostou num programa de fidelidade, que inclui a promoção de cursos de gestão para donos de pequenos comércios.

 

Fonte: Brasil Econômico, por redação SM