Carrefour aumenta vendas no Brasil e prioriza Atacadão

16/10/2012 07:38

As vendas do grupo francês no País cresceram 9,7% no terceiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2011. Já a nível global, o Carrefour cresceu apenas 0,2%, somando 22,63 bilhões de euros em vendas. Com o resultado, o Brasil se firmou como o segundo maior mercado da rede no mundo, atrás apenas da operação francesa.

Por aqui, o Atacadão é a bandeira que mais contribui para os bons números do Carrefour, respondendo, já em 2011, por 50% da receita do grupo no País. Mas mesmo com alta nas vendas, a operação brasileira passa por mudanças, com corte de despesas e tentativa de reformular seus formatos de super e hipermercados, considerados pouco rentáveis pelo comando do grupo. A tendência é que a rede de atacarejo seja cada vez mais priorizada.

Saída da Colômbia

Segundo o jornal Valor Econômico, o Carrefour está estudando vender suas operações na Colômbia. A rede não confirma, mas o veículo diz que a chilena Cencosud já teria, inclusive, feito uma primeira oferta de compra. O Walmart também estaria interessado.

A necessidade de fazer caixa estaria por trás da venda do negócio colombiano. Além disso, a operação no País está longe de ser rentável como a brasileira, tendo crescido apenas 1,3% no ano passado.

 

Fonte: Valor Econômico