Busca das empresas por crédito sobe 19,3% em janeiro

23/02/2013 07:49

Esse foi o percentual apurado pela Serasa Experian para o primeiro mês de 2013, em relação a dezembro passado. Foi a segunda maior alta para janeiro desde o início da medição, em 2006, perdendo apenas para o resultado do mês em 2007. Por outro lado, na comparação com janeiro do ano passado, houve uma queda de 5,4% no índice.

O comércio teve alta idêntica, de 19,3% entre dezembro e janeiro, mas tem a maior defasagem em relação a janeiro de 2012, com queda de 7,8% na comparação. A indústria foi quem cresceu na demanda por novos recursos em janeiro, com alta de 21,4%, mas ainda está 5,9% atrás do patamar do mesmo mês do ano passado. Já o setor de serviços, com crescimento de 19% na comparação mensal, é quem está mais próximo do nível de um ano atrás, com queda de apenas 2,3%.

De acordo com os economistas da Serasa, o crescimento significativo do indicador é um sinal positivo para a atividade econômica, que está recuperando seu dinamismo. Outros indicadores, como a melhora gradativa dos níveis de confiança dos empresários, juros mais baixos que os do início de 2012, além do movimento de reposição de estoques, também contribuíram para o avanço da demanda por crédito por parte das empresas.

 

Fonte: Redação SM