Brasileiro está comprando produtos de limpeza mais sofisticados

07/09/2012 13:47

Entre todos os bens de consumo não-duráveis, os produtos de limpeza registraram o maior crescimento em unidades consumidas em 2011, de 4% em relação ao ano anterior. A informação é de uma pesquisa da consultoria Kantar WorldPanel.

O tíquete médio dos produtos de limpeza aumentou 5,7% entre 2010 e 2011, chegando a R$ 8,52. Segundo Maria Eugênia Saldanha, presidente-executiva da Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins), o consumidor brasileiro está passando a comprar produtos de maior praticidade e não essenciais, mas que trazem bem-estar.

De acordo com ela, há também uma tendência no Brasil de preferir embalagens maiores para esses itens. "Enquanto na Europa as fabricantes estão vendendo embalagens menores, o Brasil está fazendo o movimento contrário", afirma.

A indústria de produtos de limpeza cresceu 6,7% em 2011 em relação a 2010, faturando R$ 14,4 bilhões. Para 2012, Maria Eugenia prevê que o setor cresça de 2 a 3 pontos percentuais acima do PIB, como tem ocorrido nos últimos anos.

 

Fonte: Valor Econômico