Apenas 6% das empresas do comércio investem em gestão

15/08/2013 14:10

Uma pesquisa realizada pela FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) junto a executivos de 212 empresas brasileiras revela que 79% das empresas se preocupam com melhorias na gestão. E, entre os vários segmentos analisados, o comércio tem um dos índices mais baixos de empresas que investem nessa área: apenas 6%. O setor só fica à frente dos segmentos têxtil (5%) e transporte (3%).

Também segundo o estudo, mais da metade dos empresários (58%) não sabe dizer o quanto é investido pela sua empresa para aprimorar a gestão. Outros 21% afirmaram que é investido até 2% do faturamento total, enquanto 13% disseram investir de 2 a 5%, 4% afirmam gastar de 5 a 10% da receita, e outros 4% investem acima de 10%.

De acordo com Jairo Martins, superintendente da FNQ, o investimento das empresas em gestão não precisa ser necessariamente financeiro. "Treinamentos, planejamento estratégico, o tempo gasto pelas equipes para desenvolver essas questões, nada disso é monetário. Tudo tem a ver com a comunicação do líder com a equipe. Em uma empresa bem estruturada, a melhoria da gestão faz parte de atividades cotidianas", diz.

Nessa linha, 82% dos empresários entrevistados disseram que é feito o investimento em recursos não financeiros para a melhoria da gestão. Alguns exemplos dados por eles são políticas para treinar e capacitar colaboradores, ações socioambientais e programas de consulta ao cliente.

 

Fonte: Portal Exame